segunda-feira, fevereiro 21, 2005

34ª Semaninha...

É natural que sinta algum desconforto causado pelas articulações pélvicas. O líquido amniótico já está no seu volume máximo e o bebé em posição. Sim... já começo a sentir algum desconforto... mas nada que não se aguente bem.

O seu bebé: O peso do bebé ronda as 2250 a 2300g e o comprimento é de 44,8cm. Os órgãos estão agora completamente maduros, excepto os pulmões. A pele está rosada em vez de vermelha. As unhas das mãos já chegam ao fim dos dedos, apesar de as dos pés ainda não terem crescido completamente. O seu bebé já deve ter muito cabelo. Devido ao pouco espaço o bebé mexe-se com menos regularidade. As mãos já agarram com firmeza e a maior parte do lanugo (pelugem que cobre o corpo do feto à excepção das palmas das mãos e dos pés) e do vernix (uma substância branca e gordurosa que protege a pele do bebé enquanto ele está dentro do útero) começam a desaparecer. O líquido amniótico atinge seu volume máximo, que corresponde a 1000 ml aproximadamente. As papilas gustativas estão mais desenvolvidas e é natural que você passe alguns dos seus gostos para o bebé. Hehehe... então papá prepara-te porque o teu filhote também não vai gostar de favas :)

A futura mãe: Não se assuste se sentir um mal-estar. A culpa é das articulações pélvicas que estão, apenas, a alargar para o parto. Repouse muito, de preferência com os pés virados para cima durante uma ou duas horas. Não se preocupe com o facto de não conseguir dormir. Use as técnicas de descontracção que aprendeu para ajudar a vir o sono. O útero foi empurrado com força contra as suas costelas inferiores o que pode causar alguma dor. Como o seu abdómen esticou, é natural que o seu umbigo tenha saído para fora. O meu umbigo ainda está para dento (ou pelo menos parte dele) mas realmente tenho alguma dificuldade em dormir e algumas dores nas costelas... mãe sofre... :)

Conselho para esta semana: Comece a pensar se quer dar peito ao seu bebé ou não. Não se esqueça que o leite materno ajuda a aumentar a imunidade do seu bebé. Claro que quero dar peito ao meu bebé... por mim o André mamava em exclusivo (sem suplementos) até pelo menos aos 5 meses (depois com o trabalho torna-se mais complicado).

Sem comentários: