segunda-feira, fevereiro 07, 2005

32ª Semana

O seu bebé já reconhece a sua voz e está a aprender a respirar. Tente ficar o mais confortável possível pois a sua gravidez já lhe pode estar a causar algumas dificuldades.

O seu bebé: Até ao final desta semana o seu bebé deve ter cerca de 43,5 cm e pesar 1800 g. Uma camada de gordura continua a formar debaixo da pele fina e enrugada do bebé que agora aproveita para aprender a abrir os olhos e a respirar. Os aparelhos respiratório e digestivo estão quase completamente funcionais e começam a formar depósitos de ferro e outros minerais. Por esta altura ele já sabe reconhecer a sua voz porque, mesmo que você não tenha conversado com ele, ouviu-a falar com outras pessoas. Eu falo muito com o André... falo... canto... ele até já deve é estar farto de me ouvir...

A futura mãe: As consultas ao médico devem estar a ser feitas de duas em duas semanas. Só no último mês é que estas se tornam semanais. Pode continuar a sentir dores de cabeça e cãibras nas pernas. As consultas estão a ser mensais e acho que não fale a pena serem mais regulares, uma vez que está tudo óptimo.

Conselho para esta semana: Não se preocupe se a sua barriga for mais pequena ou maior do que a de alguém. No fundo, o formato da sua barriga depende do tamanho e da posição do seu bebé, da quantidade de peso que você ganhou e do seu tipo de corpo. Para se sentir mais confortável beba muitos líquidos, levante as pernas cada vez que se sentar, deite-se sobre o seu lado esquerdo e use meias de descanso. Eu não me preocupo nada com o tamanho ou formato da minha barriga... eu olho para ela e sinto-me orgulhosa, muito orgulhosa!!!

Sem comentários: