quarta-feira, janeiro 05, 2005

Exercícios de Kegel

A pedido de algumas familias... aqui fica o que "descobri" sobre este tipo de exercicios:

"Os exercícios de Kegel foram criados em 1950, pelo Dr. Arnold Kegel, para fortalecer os músculos do assoalho pélvico com a intenção de ajudar as mulheres com incontinência urinária. Porém, hoje é utilizado também incontinência fecal, para melhorar a vida sexual (para homens e mulheres) e preparar a pélvis para o parto.

Recentemente, diferentes estudos demonstraram que, nos homens, causam uma melhora significativa na ereção.


O princípio dos exercícios de Kegel é fortalecer os músculos do assoalho pélvico e funciona da seguinte forma:

Primeiramente, você deve aprender a identificar os músculos pélvicos. A forma mais fácil é quando for urinar. Tente cortar o jato de urina e soltar várias vezes.

Lembre-se que isso deve ser feito somente para identificar os músculos. Para a realização dos exercícios, a bexiga deve estar vazia.

No início, procure fazer os exercícios deitada e verifique se não está contraindo o abdômen, as pernas ou os glúteos. Se estiver contraindo, não se terá o resultado esperado.


Realize três séries duas vezes ao dia, da seguinte forma:

Contraia e solte a musculatura rapidamente cinco vezes, em seguida, contraia e segure a contração, conte até cinco e solte. Por último repita a primeira sequência.

Com o tempo você pode ir aumentando o número de repetições.

Os exercícios devem ser feitos diariamente durante toda a gestação (no caso de querer fortalecer a musculatura para ajudar no parto) e durante a vida toda."


"O Dr. Arnold Kegel foi o primeiro médico a utilizar de forma científica os exercícios de fortalecimento dos músculos pélvicos para melhorar o controle da continência urinária, ensinando suas pacientes a fortalecer os músculos que oferecem suporte à bexiga e outros órgãos pélvicos. Em mulheres, estes músculos são frequentemente lesados durante o parto vaginal e perdem ainda mais força na medida em que os níveis hormonais se reduzem na menopausa. Ao contrário de outros músculos do corpo, os músculos do assoalho pélvico não movem um membro ou uma articulação. Por este motivo, freqüentemente nos esquecemos deles e nada fazemos para manter sua vitalidade. O Dr. Kegel percebeu este fato e desenvolveu exercícios para fortalecer esta musculatura. Os exercícios de Kegel têm sido empregados desde então como uma boa alternativa de tratamento para diferentes tipos de incontinência urinária."


"O nome do exercício honra Arnold Kegel, um ginecologista que exerceu nos arredores de Los Angeles durante as décadas dos anos 40 e 50 do século passado. Como qualquer ginecologista, tratava pacientes que tinham dado à luz e que sofriam de incontinência urinária quando espirravam, se assoavam ou riam.

Na época do Dr. Kegel, este tipo de transtorno solucionava-se geralmente com cirurgia, mas ele teve uma ideia melhor. Ensinou as mulheres a fortalecer os seus músculos pélvicos, mais concretamente um grupo de músculos denominados pubococcígeos (PC).

O que começou como um exercício para melhorar o controlo sobre a bexiga, acabou por se revelar uma importante descoberta para melhorar a actividade sexual. O Dr. Kegel não tardou a perceber que as mulheres que tornavam os músculos PC mais fortes, não só superavam a incontinência urinaria como também tinham mais e melhores orgasmos.

Em alguns casos, as mulheres que jamais tinham experimentado orgasmos, conseguiam finalmente senti-los pela primeira vez.

Aperte, por favor

O primeiro passo para fazer os exercícios de Kegel é isolar os PC e aprender a mover apenas este grupo muscular. A única coisa que tem de fazer é interromper o jorro de urina quando for ao W.C. Assim, não só conseguirá localizar os músculos que lhe interessam, como também começará a realizar o dito exercício.
Cada vez que for ao W.C., interrompa o jorro umas cinco vezes. Quando conseguir fazer isto várias vezes ao dia sem problemas, estar> á preparado para a fase seguinte, que consiste em realizar os exercícios em qualquer momento e em qualquer lugar. Aprenderá a contrair o músculo e a contar até três, epois até dez e por fim, seis semanas depois, será capaz de contrai-lo durante vinte segundos de cada vez. Tem de conseguir tornar tensos os PC diariamente, de forma sistemática. No final, será tão agradável que fará 100, 200 ou 300 contracções por dia.

Lembre-se apenas de uma coisa: como com qualquer outro programa de exercícios, deve começar pouco a pouco para não causar lesões. Parece-lhe demasiado bom para ser verdade? Ao fim e ao cabo, como é possível que um músculo insignificante possa influenciar tanto e de forma tão positiva a vida sexual de um homem? Perguntámos ao Dr. Perry e aqui fica a sua explicação: "Fixe-se na zona onde está o PC. O pénis passa directamente pelo meio desse grupo muscular. Agora, com a contracção do PC, eleve a base do pénis contra a próstata.

O efeito disto é o aumento de estimulação da próstata, que é responsável pela fase de emissão do orgasmo, ou seja, a que envia os fluidos aos canais. Depois, na fase de expulsão do orgasmo, o PC contrai-se e você ejacula".

Por outras palavras, um PC mais forte proporciona-lhe uma sensação mais agradável durante as duas fases do orgasmo, especialmente na ejaculação, que se produz, em parte, graças às rítmicas contracções do PC.

Agora já pode ajudar a sua parceira

Tal como nós, as mulheres também podem isolar os PC interrompendo o jorro de urina, mas não os conseguem ver em acção. Você, pelo contrário, tem essa possibilidade observando o períneo, esse ponto entre os genitais e o ânus, mas só se ela quiser, não a force, está bem?

Diga-lhe para os mover para cima (como se retivesse a urina) e para baixo (como se movesse os intestinos). Verá como se move a superfície do períneo. Agora já sabem os dois como trabalham os PC. Introduza um dedo na vagina. Devagar, um centímetro de cada vez, desloque os dedos na direcção do útero enquanto ela flexiona o músculo.

Sob esse tecido esponjoso poderá sentir o músculo e até determinar a sua espessura. Quando achar que o localizou, experimente com dois dedos. Introduza dois dedos na vagina e abra-os como se fossem uma tesoura, a sua companheira deverá apertar o músculo. Se estiver a fazer tudo bem, será capaz de voltar a juntar os seus dedos."

10 comentários:

Anónimo disse...

Hoje em dia os exercícios de Kegel já não são aconselhados para ajudar no parto vaginal, uma vez que ao fortalecerem os musculos pélvicos haverá mais probabilidade de rasgadura do perineo, com a passagem do bebe.

Deverão ser feitos apenas no pos parto.

Anónimo disse...

Na verdade, toda mulher pode fazer os exercícios de Kegel antes de engravidar. Mas ela tambem necessita aprender o controle da musculatura do assoalho pélvico, ou seja também é necessário aprender a expulsão movimento que auxilia no parto. Procure um Fisioterapeuta especializado em Uroginecologia como EU para melhor saude vaginal. Um abraço!

Anónimo disse...

gostaria de saber se mesmo alguem que tenha muita flacidez vaginal pode obter resutados com esse exercicio, parece bem interessante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

se eu fizer meu parceiro sentira diferença na hora do sexo? tenho 15 anos e meu parceiro 24 ha 1 ano tenho vida sexual ativa sera aconselhado eu fazer estes movimentos?

Anónimo disse...

Ola sou homem e com os exercicios de kegel e outros que venho praticando adiquirir um controle inacreditavel na hora do sexo, no começo minha relação durava entre 5 a 15 minutos e ja ... ai precisava aguardar para tentar dinovo comecei a praticar os exercicios e hoje fico entre 40 a 90 min. mas porque agente resolve parar por mim fico o tempo que eu quiser, consigo controlar a sensação usando apenas a respiração e soltando mais a barriga e os exercicios deram mais firmeza nele ele fica mais eretíl.

Anónimo disse...

Ola sou homem, tenho 50 anos e começava a ter algumas dificuldades em manter por algum tempo uma boa erecção, li algumas coisas sobre os exercicios KERGEL e como não vi contra indicações..tb nao costava nada tentar. Atenção homens da nossa idade, isto resulta mesmo, ao fim de 2 meses (sem falhares os exercicios diários) já notas uma grande diferença passas a ter erecções como tinhas aos 40 anos e ao fim de 5 meses ke é o meu caso tenho força na verga como kuando tinha 30 anos... estou sempre pronto para o atake .... ACONSELHO A TODOS OS HOMENS EU TB NAO ACREDITAVA... TODOS OS DIAS PELO MENOS 15MINUTOS PODE SER SENTADOS NO CARRO, NO ESCRITORIO DE PÉ NA FILA DAS COMPRAS OU ESPERA DO TRANSPORTE... do amigo Carlos Portugal

Anónimo disse...

esse exercicio ajuda tambem pessoas que perderam o controle da bixiga?

Anónimo disse...

esss exercicio kegel e muito bom eu aconselho aos homens que nao perca a esperança de ser felis na vida sexusl tenho 40 anos.

Anónimo disse...

GOSTARIA DE SABER PORQUE JA HA QUAIS DOIS MESES QUE PRATICO OS EXERCICIOS KEGELS FIQUEI TENDO UM POUCO DE INCONTINENCIA URINARIA?

Flaviano Amarantes disse...

Oi tudo jóia. ouvi dizer que o aplicativo para celular de exercícios de kegel ajuda a contar o tempo de exercícios. alguém já usou? pode me informar se ele é bom?

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxkegelteam.maxkegel