segunda-feira, janeiro 31, 2005

31ª Semana

Terminamos hoje a nossa 31ª semana e este é o ponto de situação do André e da mamã...

Tamanho do bebé: O bebé pesa aproximadamente 1500g e a sua medida, da cabeça ao rabiosque é de +/- 28cm. Deve medir no total cerca de 40cm.

Desenvolvimento do embrião: Os pulmões e o aparelho digestivo do bebé estão quase prontos. O seu crescimento diminuirá de rítmo agora mas o seu peso vai continuar a aumentar bastante. A quantidade de líquido amniótico começa a diminuir conforme o seu bebé vai ocupando mais espaço dentro do útero.

Mudanças em seu corpo: Poderá sentir ainda dificuldade para respirar, ou melhor, sentir que a sua capacidade respiratória está menor. Isso é causado pela pressão posta sobre o diafragma pelo útero. Mas antes do fim da gravidez essa situação pode melhorar. Após a trigésima quarta semana de gravidez (especialmente se esta não é a sua primeira gravidez) poderá voltar a respirar normalmente, é quando o bebé "desce" já a preparar-se para o dia em que finalmente virá ao mundo. Neste momento, o útero está à +/- 11cm acima do umbigo. Se já estava dormia de lado desde o começo da gravidez, está agora acostumada e sabe que foi uma boa decisão. É cada vez mais difícil dormir confortavelmente conforme vai chegando ao final da gravidez.

Sem comentários: