quinta-feira, maio 25, 2006

Consulta

Tal como tinha dito no meu post de ontem, hoje tivemos uma consulta no Centro de Saúde de S. Sebastião com o Dr. David. Esta consulta foi solicitada pela Linha de Saúde 24, como uma consulta de urgência.

Às 8h estava a sair de casa para o Centro de Saúde, o meu pai foi connosco e foi ele que deu o biberão de leite ao André enquanto eu estive 30 minutos numa fila para a confirmação de consulta... as senhas são para quem quer carimbar receitas, dá para acreditar?
O que demora mais tempo é o que não tem senha... procedimento que obriga as pessoas, que estão à espera de confirmar as consultas de URGÊNCIA, a esperar em pé, numa fila durante muito tempo!

Após mais um bom período de espera, depois da confirmação, lá fomos chamados para entrar no gabinete... sentado à secretária estava um homem sem bata nem identificação.

Esse Sr. começou a ler o fax que tinha sido enviado pela Linha Saúde 24 depois olhou para nós (eu e o André... o meu pai estava lá fora a fumar) e disse:
- mostre lá as borbulhas
eu levantei uma das pernas das calças do André e disse:
- aqui é onde ele tem mais mas tem...
e SEM me deixar acabar de falar, SEM se levantar da cadeira, SEM tocar no André, SEM verificar em pormenor as borbulhas, SEM pedir para lhe mostrar o resto das borbulhas disse:
- isso é uma alergia!
- a quê?
- a qualquer coisa que comeu...
- mas ele não introduziu nenhum alimento novo Dr..
- então é à primavera!
- !?!?!?!?!?!?!
- ele está é um pouco constipado
- sim Dr., ele começou a tossir antes de ontem, ontem já estava um pouco entupido e hoje está pior...

e novamente SEM se levantar da cadeira disse para sentar o André em cima da mesa, SIM PORQUE O SR. DR. NÃO SE PODIA INCOMODAR A LEVANTAR DA CEDEIRA ATÉ À MARQUESA... e começou a auscultar o André... por cima do body, porque era "mais rápido"!!!!!

- ele está só um pouco constipado... não tem mais nada.
- concluindo Dr., o meu filho está constipado e tem alergia à primavera...
- sim
- e a que se deve a febre?
- ele está constipado é normal que esteja febril
- pois Dr. mas ele começou com a febre, vómitos, falta de apetite... bem antes de estar constipado...
- isso pode ser uma virose
- mas Dr., que virose? provocada pelo quê? uma virose costuma demorar cerca de 3/4 dias...
- sim, uma virose. sim, em média são 3/4 dias.
- mas o André anda febril à quase 15 dias... o sábado foi o pior dia, mas...
- se o quado se mantiver ou piorar é que nos preocupamos, é que fazemos mais qualquer coisa, agora basta ir à farmácia comprar um xarope em gotas... como não é compartecipado NEM VALE A PENA ESTAR A GASTAR UMA RECEITA.

Eu nesse momento vi que não valia a pena tentar saber o que o meu filho tinha, pelo menos, não com aquele médico!

- claro Dr. ... os trinta contos que eu desconto todos os meses não chegam para uma folha de papel... sabe é pena que nós mães tenhamos de sujeitar os nossos filhos a este tipo de consultas e profissionais... é por isso que infelizmente os casos de negligência não diminuem e todos os dias nos deparamos com casos demasiado tristes.

- (com um sorriso amarelo) as melhoras do seu filho.

Saí de lá quase a chorar... por quanto tempo é que ele queria que este quadro se mantivesse para fazer o "mais alguma coisa"? Quantas crianças precisam sofrer... e até mesmo morrer para que eles pensem em tudo quando os estão a ver? Eles não se sabem queixar e a nós pais, pode escapar-nos sempre alguma coisa... algum detalhe...

Eu vou escrever uma carta de reclamação, quero que ele seja chamado à atenção e que a próxima criança que ele atender seja mais bem tratada que o André... o meu filho estava com febre à quase 15 dias e ele nem lhe tirou a temperatura...

Eu até posso estar "a fazer um filme"... mas tenho o direito a que o meu filho seja atentido com respeito, profissionalismo e atenção!

Sem comentários: