segunda-feira, março 28, 2005

39ª Semana

E completamos hoje mais uma semana de gravidez... a 39ª semana!!!

O seu bebé já apresenta uma pele lisa e rosada. Os músculos estão fortes e os pulmões começam a aprender os movimentos respiratórios. Você está cada vez maior e mais desconfortável. Já não falta muito para o seu bebé nascer; no entanto, a sua ansiedade não se deve tornar numa obsessão. A verdade é que estou muito calma... será que também estou calma demais para o momento que estou a viver???


O seu bebé: O seu peso é de 3100 a 3300 g e a sua altura de 50 cm. A pele do seu bebé está totalmente limpa e rosada, as unhas são já grandes e bem formadas, existem rugas nos pés e mãos, o tecido mamário está presente e os mamilos bem definidos. As orelhas são firmes e separadas da cabeça. Os cabelos são sedosos e já não há lanugo (pelugem que cobre o corpo do feto à excepção das palmas das mãos e da planta dos pés) a cobrir o corpo. A pele é lisa e começa por vezes a descamar. Os músculos das pernas e dos braços estão fortes e ele está a praticar os movimentos respiratórios com os pulmões. O facto do seu bebé estar de cabeça virada para baixo vai-lhe permitir respirar mais facilmente. Já está prontinho para conhecer os papás... que estão desejosos de o ter nos braços... ainda vais demorar muito André?


A futura mãe: É provável que se sinta cada vez maior e mais desconfortável porque o seu útero está a encher a sua zona pélvica e o abdómen empurra tudo o que se encontra à frente. É natural que fique um pouco mais desequilibrada, uma vez que o seu centro de gravidade foi alterado. Sim... sinto-me maior e um pouco mais desconfortável, mas nada de especial... não tenho sentido qualquer tipo de desiquilibrio... será que vou andar por aí a fazer figuras tristes??? Hehehe

Conselho para esta semana: Tente perceber os sinais indicadores que está a entrar em trabalho de parto, sem que no entanto, fique demasiado ansiosa ou stressada. Não se esqueça que tanto pode acontecer agora como ainda demorar algumas semanas. Existem algumas diferenças importantes entre o falso trabalho de parto e contracções: geralmente o falso trabalho de parto começa no baixo abdómen, enquanto que as contracções reais começam na parte inferior das costas e depois alastram-se para o baixo abdómen. De um modo geral, as contracções que levam ao parto ficam mais fortes à medida que o tempo passa. Eu tenho sentido muitas dores na parte inferior das costas... será que o meu corpo se está a preparar para o grande momento????

1 comentário:

Unknown disse...

[red]Estou com 39 semanas e 3 dias, senti antes de ontem muitas cólicas no final da noite,no sabado tbm senti, mas foram poucas, e ontem senti novamente, mas enfim, foram colicas que se mantinham na mesma intensidade nao aumentavam. Estou super ansiosa,meu esposo viaja e fico sozinha ate ele chegar na quarta-feira.O bebe esta na posição para nascer normal, fiz a dopler no sabado e esta tudo normalzinho. Tive relaçoes no sabado, queria saber se isso tem algum problema.