sexta-feira, janeiro 29, 2010

35ª semana... 8 meses!

Completamos hoje a 35ª semana, ou seja o 8º mês de gravidez... Isto significa que já não falta muito para conhecer a minha Constança... a mala dela já está feita mas a minha ainda não e além disso as coisas em casa também estão todas por organizar... "ai que stress!!!"

O seu bebé já tem cerca de 2500 g e os pulmões praticamente desenvolvidos. Podem surgir algumas mudanças de humor durante este tempo causadas, essencialmente, pela ansiedade antes do nascimento do seu bebé. Sim a ansiedade é muita... e as mudanças de humor também... estas hormonas...

O seu bebé: Os pulmões estão quase totalmente desenvolvidos; no entanto, se o bebé nascesse neste momento, ainda teria que ir para uma incubadora. Ainda não existe gordura em quantidade suficiente debaixo da pele que o mantenha quente fora da barriga da mãe. O seu bebé já está rosado, tem unhas, cabelos, sobrancelhas, bochechas e os olhos abertos. A maior parte da lanugem já caiu e a cabeça do bebé está posicionada de tal maneira que vai ser ela que vai começar a estimular o colo para o parto. A medida dos pés a cabeça é de 45 cm e o peso de 2500 a 2600 g.

A futura mãe: Não deixe de praticar os exercícios, que já deve ter iniciado e, se ainda não o fez frequente, os cursos pré-natal. Já deve ter engordado entre 11 e 13 quilos. Tal como do André, não tenho feito exercícios nenhuns e também não fiz o curso pré-natal... quanto ao peso só engordei 5,5 Kg...

É provável que se sinta mais desconfortável e que esteja a ter alguma dificuldade em dormir. Também pode acontecer que esteja a sentir-se cada vez mais ansiosa com o parto, o que pode causar alguma má disposição e irritabilidade. A dificuldade em dormir já me acompanha à algum tempo... e agora começam as dores de costas, as dormencias nos pés e pernas... acho que é mesmo a fase do "dói-me tudo"!

Conselho para esta semana: Certifique-se que comprou as coisas necessárias para o seu bebé: equipamento, roupas, carrinho para o carro, o berço e tudo o resto que ele vai necessitar, pelo menos, durante as primeiras semanas. Acho que já tenho tudo, porque aproveitei muitas coisas do André, contúdo ainda tenho de as lavar e arrumar...

Sem comentários: